segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Xarope causador de arritmia cardíaca esta sendo retirado do mercado

A fabricante de medicamentos alemã Boehringer Ingelhein decidiu retirar do mercado os xaropes Silomat e Silomat Plus, que são usados para tratamento da tosse.

A medida foi tomada depois que estudos feitos pela empresa na Europa indicaram que a substância cloridrato de clobutinol, base dos medicamentos, pode causar arritmia cardíaca.
O Silomat é vendido no Brasil há 40 anos, e sua versão Plus (que inclui um antialérgico), há 24. A decisão da retirada dos medicamentos do mercado partiu do próprio laboratório.

Representantes da Boehringer Ingelhein afirmam que os pacientes que consumiram os medicamentos não devem se preocupar, pois a arritmia só poderia ocorrer durante o uso dos remédios, e não após.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que nunca houve registro de problema de arritmia relacionado ao uso do medicamento no Brasil.
Foram registrados dois casos de usuários do medicamento que apresentaram arritmia que levaram a empresa a investigar a correlação.

Os pacientes que compraram o produto são aconselhados a se dirigirem as farmácias munidos da nota fiscal respectiva para serem ressarcidos.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License