terça-feira, 20 de novembro de 2007

Que país é este? MENINA de 15 anos fica PRESA numa cela com 20 HOMENS durante um MÊS!

Por Cristina Possamai
Crônica Popular

Indignação deve ser o menor dos sentimentos de repudio que assolam nesse momento a cabeça dos brasileiros que assistiram a barbaridade transmitida no Jornal da Globo, na noite de ontem.

O Conselho Tutelar de Abaetetuba, no Pará, denunciou nessa segunda-feira, dia 19, ao Ministério Público e ao Juizado da Infância e da Adolescência o absurdo caso de uma garota de apenas 15 anos que ficou trancafiada numa delegacia do município citado com cerca de vinte por pelo menos um mês.

A jovem afirmou ao Conselho Tutelar, que mantém a sua guarda, que teria sido forçada a abandonar a cidade. Segundo a conselheira tutelar, Maria Imaculada dos Santos, a menina contou que foi tirada da cela por um policial e deixada no cais da cidade.

Ainda de acordo com Conselho Tutelar, no dia em que seria devolvido à família, a polícia divulgou que ela teria fugido da delegacia. A estudante desapareceu por três dias e só foi encontrada neste sábado, dia 17, no cais da cidade.

Na manhã de segunda-feira, a garota foi submetida a exame para verificar se foi realmente vítima de abuso sexual, como a própria menor revelou. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exigiu a punição imediata dos policiais envolvidos no vergonhoso acontecido.

Conforme divulgado pela Polícia Civil, em Abaetetuba não existe carceragem feminina e o procedimento de homens e mulheres dividirem a mesma cela é “normal”. Mesmo passado um mês, a polícia tentou justificar a prisão da moça de 15 anos, acusada de furto, por ela não estar em posse de documentos que comprovassem a sua idade.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que a idade da menor está sendo investigada e que um inquérito será aberto para apurar se a ela foi violentada no período em que foi irregularmente mantida presa.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, Mary Cohen, disse que ficou chocada com a denúncia. "Mesmo sendo maior, ela não poderia estar em uma cela masculina, sob hipótese nenhuma", declarou Mary.

Apesar da revolta que um cúmulo desse traz, não há como se negar que no Brasil fatos assim não são nenhuma novidade. E exatamente por isso, hoje a pergunta que não quer calar faz coro a música de Renato Russo: “Que país é este? Que país é este?”

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License