quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Idade dos ginastas olímpicos da China estão sendo investigadas

Do Terra

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) decidiu incluir também a seleção chinesa feminina de ginástica que participou dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 na investigação por suspeita de fraude na idade das atletas. Segundo a Associated Press, elas serão investigadas juntamente com o grupo que foi campeão em Pequim, este ano.

Pelas regras da Federação, as atletas têm de ter idade mínima de 16 anos para participar da Olimpíada. Após os Jogos na China, os freqüentes comentários de que o país utilizaria atletas com idade inferior à exigida nos torneios cresceram.

Em relação à equipe de oito anos atrás, os especialistas da Federação investigam Yang Yun e Dong Fangxiao. "Se observarmos todas as matérias que foram feitas antes, durante e depois dos Jogos, sempre houve rumores sobre a idade das atletas da China em Sydney", destaca o secretário-geral Ande Gueisbuhler. "Não tivemos outra escolha. Se queremos continuar com credibilidade, precisamos investigar estas coisas."

A suposta data de nascimento de Yun é 2 de dezembro de 1984, o que atenderia às exigências para os Jogos na Austrália, uma vez que ela completaria 16 anos ainda no ano olímpico. Contudo, em junho do ano passado, a atleta deu uma entrevista à emissora China Central, na qual afirmou que teria 14 anos durante a Olimpíada. Fangxiao teria nascido em 20 de janeiro de 1983, mas, em seu blog, a atleta informa ter nascido dois anos depois.

A investigação sobre a equipe que competiu em Pequim começou um mês após a realização dos Jogos. Segundo Gueisbuhler, não há prazo limite para a entrega dos resultados ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que acompanha o caso. "Está em andamento", afirmou a porta-voz o Comitê, Emmanuelle Moreau. "Até que tudo tenha sido concluído não podemos dizer nada."

Antes mesmo da Olimpíada chinesas, reportagens já questionavam a elegibilidade das atletas convocadas para o evento. Cinco das seis atletas do grupo, He Kexin, Yang Ylin, Jiang Yuyuan, Deng Linlin e Li Shanshan, estão sendo investigadas.

Caso sejam confirmadas irregularidades, três medalhas individuais, além do ouro por equipes, podem mudar de mãos. He foi campeã nas barras assimétricas, enquanto Yang conquistou bronze em dois aparelhos.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License