quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Maior comparecimento de jovens eleitores deve beneficiar Obama

Da Reuters


Mais da metade dos 44 milhões de eleitores de 18 a 29 anos deve votar na eleição presidencial deste ano, um comparecimento recorde às urnas que deve beneficiar o candidato democrata, Barack Obama.
Com lema de mudança em Washington e uma imagem nova no cenário político nacional, Obama criou um grande apelo entre os eleitores mais jovens --que o favoreceram desde as primárias democratas.

Estes americanos nascidos entre 1979 e 1990 representam a chamada "geração do milênio", que chegou à idade de conscientização política durante o governo do democrata Bill Clinton. Analistas esperam que eles atenuem a imagem do povo americano de eleitores apáticos e preguiçosos, que não exercem o direito --facultativo-- de voto.
Desde que a idade mínima para votar foi reduzida para 18 anos, em 1972, só em duas ocasiões o comparecimento dos jovens foi superior a 50%.

Uma pesquisa USA Today/MTV/Gallup publicada nesta semana aponta que 61% dos eleitores com menos de 30 anos preferem Obama contra apenas 32% que favorecem o republicano John McCain --a maior diferença entre os candidatos em todas as faixas etárias.
Os jovens parecem mais abertos à idéia de eleger um primeiro presidente negro. Além disso, a relativa juventude de Obama -- 47 anos em vez dos 72 anos de McCain-- também atrai os novos eleitores.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License