Se no Waitakere o esporte não é rigorosamente profissional (alguns jogadores têm atividades paralelas), no Adelaide o nível é mais alto. Cássio, ex-Flamengo, é o principal destaque do time. Outros brasucas: Alemão, Cristiano e Diego. O técnico é Aurelio Vidmar.
Cássio chegou a dar um susto depois de contrair uma virose no Japão, mas não deve ser problema para a estréia. Ele admite que seu time é favorito: “Não acho que o Waitakere seja uma baba, mas creio somos superiores, até pela campanha que fizemos na Liga dos Campeões da Ásia.”
O time da Nova Zelândia reconhece que é o maior azarão do torneio. O Waitakere participa pela segunda vez seguida do Mundial. Não há um jogador no elenco com fama. O treinador é Chris Milicich.
Bicho-papão inglês
Se depender de badalação, Pachuca, LDU (campeão da Libertadores), Gamba Osaka, Adelaide, Al-Ahly e Waitakere serão apenas coadjuvantes no Mundial. O Manchester United, de Cristiano Ronaldo, Tevez e companhia, é o bicho-papão.
Única equipe inglesa campeã mundial (venceu o Palmeiras em 1999, quando a decisão era em uma partida entre os campeões europeu e sul-americano), o Manchester encara o torneio com muita seriedade.
“Estamos muito felizes por viajar ao Japão. Vamos disputar o torneio porque ganhamos a Liga dos Campeões. Espero que possamos seguir disputando o Mundial nos próximos anos. Participar já é uma grande conquista. Somos a única equipe inglesa que já ganhou o título, um dos maiores feitos da história do clube”, afirmou o técnico Alex Ferguson.
Apesar de o primeiro jogo acontecer nesta quinta, o Manchester United só vai estrear no dia 18. O adversário pode ser Adelaide, Waitakere ou Gamba Osaka. O fato de ser obrigado a fazer um jogo a mais do que precisou para levar a taça de 1999 (sem o reconhecimento da Fifa) não desanima Ferguson.
“Agora o torneio tem um formato diferente. É bom que equipes da África, Ásia e demais continentes tenham a oportunidade de participar. O progresso não pode parar. É um passo adiante. A qualidade do futebol melhorou muito em todo o mundo”, disse o treinador dos ‘Diabos Vermelhos’
Dois brasileiros fazem parte do grupo do Manchester. O volante Anderson e o lateral-direito Rafael. Para Anderson, acima de qualquer coisa está a responsabilidade de fazer um bom papel: “Nossa meta é voltar para casa com o título. O grupo está motivado e sabe da responsabilidade de representar a Europa e a Inglaterra no Mundial.”
Candidatos a zebra
LDU, Pachuca e Gamba são as zebras que podem complicar a vida do Manchester. A LDU perdeu o atacante Guerrón (está no Getafe, da Espanha), mas manteve a base que conquistou a Libertadores na final com o Fluminense. Nomes como do zagueiro Cevallos, do volante Urrutia e dos atacantes Bieler e Bolaños continuam na equipe equatoriana.
Os mexicanos do Pachuca chegam credenciados pelo título da Copa dos Campeões da Concacaf - derrotaram os costarriquenhos do Saprissa na decisão. O artilheiro argentino Marioni é a estrela do time, ao lado do goleiro colombiano Calero.
Já o Gamba ganhou com facilidade do Adelaide na final da Liga dos Campeões da Ásia. O time tem como principal artilheiro Lucas, ex-Atlético/PR. Outro brasileiro é o atacante Roni, ex-Fluminense, Flamengo e Cruzeiro.
No Al-Ahly, que pela terceira vez joga o Mundial, Aboutrika é considerado a fera. A equipe egípcia estréia contra o Pachuca.
A tabela
Playoff
Quinta – 8h45
Adelaide United x Waitakere United
Quartas-de-final
Sábado – 2h45
Al Ahly x Pachuca
Domingo – 8h30
Vencedor do playoff x Gamba Osaka
Semifinais
17/12 (quarta) – 8h30
Vencedor do jogo 2 x LDU
18/12 (quinta) – 8h30
Vencedor jogo 3 x Manchester United
Disputa de 3º lugar
21/12 (domingo) - 5h30
Final
21/12 (domingo) - 8h30
Campeões da Fifa
2000 – Corinthians
2005 – São Paulo
2006 – Inter/RS
2007 - Milan
0 comentários: