quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Seriado Capitu estréia inovando e liderando

Da FolhaOnline

A nova minissérie da TV Globo, "Capitu", de Luiz Fernando Carvalho, deve causar o mesmo estranhamento de "Hoje É Dia de Maria" (2005), do mesmo diretor. Assim como na produção anterior, Carvalho apostou na estética teatral para contar a história baseada no livro "Dom Casmurro", do escritor Machado de Assis.

"Capitu" começou com uma viagem de trem que percorria a cidade do Rio de Janeiro moderna e a do século 19 sob uma trilha sonora inusitada: um solo distorcido de guitarra. Essas cenas se fundiram e dois personagens de época surgiram na tela conversando em um trem grafitado.

Era a senha para desvendar a estética do seriado: o moderno e o antigo se fundiriam para contar, na TV, um dos maiores clássicos da literatura brasileira.

Também como em "Hoje É Dia de Maria", o seriado tem um narrador. No caso, a história é contada pela versão adulta e estilizada de Bentinho, interpretado por Michel Malamed.

O moderno e o novo também são explorados nas cores do seriado e na trilha sonora. O tom amarelado e sombreado da minissérie --que lembra a estética dos filmes noir-- tem o rock como música de fundo.

Escrito por Euclydes Marinho, o roteiro de "Capitu" tem a proposta de ser fiel ao que foi produzido por Machado de Assis. Os diálogos foram preservados e, os episódios, divididos em pequenos capítulos, conforme o livro.

Primeiro capítulo

No primeiro capítulo --dividido em três blocos--, os personagens principais são apresentados. É aqui que atriz Eliane Giardini --mãe do adolescente Bentinho (César Cardadeiro) --planeja internar o filho em um seminário para afastá-lo de Capitu.

A atração não atraiu o público no início, que preferiu mudar de canal ao término de "Casseta & Planeta Urgente". Nos dez primeiros minutos da minissérie, a Record ficou na liderança, mas Capitu terminou na frente, com 15 pontos de audiência.

A estética de Carvalho --ainda inovadora para a TV brasileira-- pode responder pela audiência oscilante. A mistura de teatro com o moderno e o antigo pode causar desconforto nos telespectadores acostumados com narrativas mais tradicionais.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License