Morreu na noite desta sexta-feira o jornalista e ex-deputado federal Márcio Moreira Alves, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do Hospital Samaritano, sua morte foi diagnosticada às 18h25, devido à falência múltipla dos órgãos, insuficiência renal e respiratória. Ele estava internado há cinco meses, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).
O velório de Márcio será na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O corpo será cremado neste sábado, no Cemitério do Caju.
Marcio Emmanuel Moreira Alves nasceu no Rio, no dia 14 de julho de 1936. Iniciou suas atividades profissionais aos 17 anos como repórter do Correio da Manhã, jornal do Rio de Janeiro.
CARREIRA
Um discurso do então deputado federal Márcio Moreira Alves foi apontado como o motivo do Ato Institucional 5, o chamado AI 5, que determinou em 13 de dezembro de 1968 o fechamento do Congresso, a cassação de parlamentares, a suspensão dos direitos políticos por dez anos e o endurecimento do regime militar contra a oposição.
No dia 2 de setembro daquele ano, ele subiu à tribuna da Câmara e proferiu um enérgico discurso contra a repressão que os militares vinham empreendendo em diversas universidades. Dias antes, em 30 de agosto, havia sido fechada a Universidade Federal de Minas Gerais e invadida a Universidade de Brasília.
0 comentários: