Do G1
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no estado de São Paulo. O paciente, que está em tratamento, foi contaminado nos Estados Unidos.
De acordo com o Ministério, o nono paciente contaminado pela Influenza A (H1N1) retornou ao Brasil no dia 19 de maio e procurou o serviço de saúde na quarta-feira (20). Segundo o Ministério, o paciente passa bem.
O paciente tem 39 anos e esteve em Nova York entre os dias 13 e 19. Ele foi atendido no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, onde foi colhido o material para a realização do exame pelo Instituto Adolfo Lutz. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ele está bem de saúde e em isolamento domiciliar.
No Brasil, são nove o número de casos confirmados da nova gripe, mas oito dos pacientes com a Influenza A (H1N1) já receberam alta. Os casos foram registrados nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.
Além dos casos investigados, o Ministério informou que existem 14 casos suspeitos. Mais 288 casos foram descartados. O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde apresentava 17 pessoas com suspeita de ter contraído a nova gripe.
O Ministério da Saúde considera que não há evidências que sustentem a transmissão de pessoa para pessoa dentro do território nacional, já que os dois casos da nova gripe em pessoas que não vieram do exterior foram em pacientes que tinham vínculos com um paciente vindo do México.
As informações referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 18h desta quinta-feira (21).
0 comentários: