domingo, 17 de maio de 2009

Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo avançam na Libertadores

Por Eduardo Prestes

Crônica Popular

Fotos do Globoesporte.com


Libertadores:


Grêmio x San Martín: Podendo perder por até dois gols, o Grêmio foi apático, jogou mal, mas mesmo assim derrotou a fraca equipe do San Martín, do Peru, por 2 a 0. Esta foi a sétima vitória em oito jogos do tricolor gaúcho na competição. Antes do início do jogo o Grêmio anunciou oficialmente a contratação de Paulo Autuori como técnico. O mesmo se apresenta somente na segunda-feira.


Praticamente cumprindo tabela, o Grêmio entrou pouco inspirado no jogo, e durante o primeiro tempo teve apenas quatro lances de destaque. Em um deles, aos 17min Fábio Santos cruzou e Jonas completou para o gol. 1 a 0 Grêmio e foi só o que aconteceu de interessante no primeiro tempo.


No segundo tempo, com a classificação ainda mais garantida, o Grêmio parecia parecia ter só dois setores, defesa e ataque. No meio, um enorme espaço que o San Martín não soube aproveitar. Com a defesa dando conta das poucas investidas dos peruanos e com o ataque repleto de meias, o Grêmio dominou todo o segundo tempo, criando várias chances, principalmente com Maxi López. E foi numa jogada, que passou pelo argentino, que outro argentino, Herrera, fez o segundo gol do Grêmio. Após cruzamento de Jadilson, Maxi López escorou de cabeça para Herrera chutar forte e garantir a felicidade dos mais de 23 mil gremistas presentes no Estádio Olímpico.


O Grêmio joga contra o Caracas, da Venezuela, pelas quartas-de-final da Libertadores, em data ainda indefinida, mas que provavelmente será dia 27 de maio, numa quarta-feira, na Venezuela.


Sport x Palmeiras: Após vencer no tempo normal por 1 a 0 o Sport perdeu a classificação para as quartas-de-final da Libertadores nos pênaltis para o Palmeiras, que teve São Marcos em noite pra lá de inspirada, defendendo três penalidades na decisão por pênaltis e fazendo grandes defesas durante o jogo, garantindo a classificação da equipe palmeirense.


O Sport entrou disposto a tirar a vantagem do empate do

Palmeiras logo no início, e foi pura pressão. Paulo Baier teve três chances claras, mas Marcos levou a melhor em todas. Querendo marcar pelo menos um gol no primeiro tempo, os pernambucanos atacavam com freqüência a meta palmeirense, que entrou recuado e apenas com Keirrison no ataque. Explorando os contra-ataques o Palmeiras, quando chegava, era com perigo, dando trabalho ao goleiro Magrão. No fim do primeiro tempo, os palmeirenses comemoravam não ter levado gol e os pernambucanos lamentavam as chances desperdiçadas.


Querendo dar mais velocidade a sua equipe, Nelsinho Baptista lançou Fumagalli no lugar de Paulo Baier, que havia perdido três chances claras no primeiro tempo. O panorama da partida continuava o mesmo, o Sport atacando e Marcos evitando de todas as formas o gol. Com a lesão de Diego Souza, Luxemburgo botou Willians no jogo e aproveitou para sacar Keirrison e lançar Ortigoza, dando mais fôlego a sua equipe. Quando poucos ainda acreditavam, o Sport conseguiu o gol que precisava para levar a decisão para os pênaltis. Luciano Henrique arrancou pela esquerda, se livrou da marcação, invadiu a área e cruzou para Wilson marcar o gol da esperança dos torcedores rubro-negros que lotaram a Ilha do Retiro. Com o jogo quase no fim ainda sobravam fortes emoções. Aos 45min Wendel foi expulso, deixando o Palmeiras com um jogador a menos. Logo depois Ciro dominou na área, se livrou do marcador, bateu forte Marcos defendeu, vendo a bola ainda pegar na trave antes de sair para escanteio. Na cobrança, Igor cabeceou e quase fez o gol da classificação do time da casa. A decisão iria então para os pênaltis.


Mozart, o primeiro a bater pelo Palmeiras, foi o único palmeirense que desperdiçou a cobrança. Pelo lado do Sport, Luciano Henrique, Fumagalli e Dutra pararam em São Marcos, e o Palmeiras se classificou após muita desconfiança e dificuldade.


O próximo adversário do Palmeiras na Libertadores é o Nacional (URU), provavelmente em duas semanas, no Palestra Itália, pelas quartas-de-final.


Cruzeiro x Universidad do Chile: Tendo a vantagem do empate e podendo até perder por 1 a 0 o Cruzeiro entrou em campo disposto a aumentar a vantagem e garantir de vez a classificação para as quartas-de-final da Libertadores.


Tecnicamente superior, o time da casa pressionou desde o início mas contou com uma noite inspirada do goleiro Miguel Pinto. Foi um verdadeiro bombardeio cruzeirense no primeiro tempo. Com atacante e meias velozes o Cruzeiro chegava sempre com mais de quatro jogadores ao ataque. A primeira chegada dos visitantes foi aos 23min quando Gerson Magrão saiu jogando errado e Marco Estrada chutou de fora da área para a defesa de Fábio. Após esse lance o Cruzeiro foi ataque total e aí brilhou a estrela de Miguel Pinto. O goleiro defendeu todos os chutes e rebotes do Cruzeiro até o final do primeiro tempo e foi o responsável pelo 0 a 0 nos 45min iniciais.


No segundo tempo o time visitante, precisando de dois gols, se lançou ao ataque e assustou logo no primeiro minuto com dois chutes que assustaram Fábio. O Cruzeiro só atacou aos 8min, quando Léo Fortunato bateu forte e Miguel Pinto defendeu. Aos 21min Ramires fez fila e foi abafado pelo goleiro que até então brilhava. Porém, aos 28min Ramires, de dentro da área, rolou para Kléber, que vinha de trás, bater fraco e rasteiro, chute facilmente defensável, mas que derrubou a estrela de Miguel Pinto, que aceitou. O gol deu mais tranqüilidade aos cruzeirenses e esfriou qualquer reação dos visitantes. Antes do fim do jogo a torcida já comemorava e gritava: "Ei, você aí! Avisa ao São Paulo que o Cruzeiro vem aí!".


O São Paulo, que se classificou automaticamente depois da desistência dos clubes mexicanos, será o adversário do Cruzeiro nas quartas-de-final. O primeiro jogo ainda não tem data definida. A única certeza é que a primeira partida será no Mineirão, pois o tricolor paulista fez uma campanha na primeira fase melhor que a do time mineiro.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License