Por Eduardo Prestes
Crônica Popular
Fotos do Globoesporte.com
Libertadores:
Colo-Colo x Palmeiras: Mesmo com um jogador a menos desde os 18min do segundo tempo, o Palmeiras consegue, de forma heróica, a classificação para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América. Com um golaço de Cleiton Xavier aos 42min do segundo tempo, o time venceu o Colo-Colo, no Chile, por 1 a 0.A estratégia traçada por Vanderlei Luxemburgo deu muito certo. Sabendo que time da casa iria pressionar desde o início do jogo, o Palmeiras procurou se defender e não tomar gols no primeiro tempo. A marcação forte do Palmeiras surtiu tanto efeito que quem pressionou e conseguiu jogar foi o próprio Palmeiras, que amarrou os principais jogadores do Colo-Colo com uma marcação implacável e chegava ao gol adversário com mais facilidade. Keirrison mandou duas bolas na trave e Diego Souza e Cleiton Xavier incomodavam a defesa adversária. Somente aos 34min o time da casa chegou com perigo ao gol do Palmeiras. Lucas Barrios recebeu na entrada da área e chutou para o gol, o goleiro palmeirense Marcos só olhou e a bola saiu com perigo pela linha de fundo. Logo depois, em cobrança de falta, nova jogada perigosa, mas Marcos ficou com ela dessa vez. Sem tomar gols no primeiro tempo, o Palmeiras sabia que tinha feito a sua parte inicial, mas lamentou não ter aproveitado as oportunidades que teve.
No segundo tempo Luxemburgo tirou Wendel, que vinha jogando na lateral e lançou Willians no ataque, junto com Keirrison. Porém, logo no início do segundo tempo o Colo-Colo chegou com perigo, mas Lucas Barrios dominou a bola com a mão e o juiz parou o lance, marcando falta para o Palmeiras. Com menos jogadores marcando e mais atacando, o jogo ficou aberto e o Palmeiras chegava com perigo, principalmente com Diego Souza. O Colo-Colo, com Barrios, quase marcou, mas Pierre tirou com o peito o que seria o gol do time da casa. Aos 16min o zagueiro palmeirense Marcão recebeu o primeiro cartão amarelo e aos 18min o segundo. Foi expulso e o Palmeiras ficou com um jogador a menos e precisando marcar um gol para se classificar. O Colo-Colo, que jogava pelo empate, não pressionou tanto e começou a administrar o resultado, que o classificava. Nos dez minutos finais o Palmeiras foi só pressão pra cima dos chilenos, e aos 42min essa pressão virou gol. Cleiton Xavier recebeu a bola, gingou para cima do marcador, e de fora da área arriscou o chute. O goleiro Muñoz ainda encostou a ponta dos dedos na bola, mas não foi o suficiente para evitar o golaço dos palmeirenses, que se classificaram com o resultado.
O Palmeiras, segundo colocado no seu grupo, enfrenta terça-feira, dia 5, o Sport Recife, no Palestra Itália. Esta será a terceira vez que as equipes se enfrentam nesta edição da Libertadores, as outras duas foram pela fase de grupos. Na primeira partida, vitória do Palmeiras na Ilha do Retiro. No jogo de volta, empate no Palestra Itália.
LDU x Sport: Jogando em Quito contra uma LDU eliminada e cheia de reservas o Sport esteve atrás no placar por duas vezes, mas no final conseguiu a virada e venceu por 3 a 2, com dois gols e uma assistência do reserva Andrade.A altitude parece ter desnorteado os jogadores do Sport logo no início do jogo. Com apenas 2min a LDU abriu o placar em cobrança de escanteio. Espínola subiu mais que todos do Sport e cabeceou para o fundo do gol de Magrão. O Sport foi se acostumando aos efeitos da bola na altitude e aos 22min usou isso a seu favor. Andrade recebeu uma bola rolada por Vandinho e chutou forte, a bola ganhou velocidade, bateu nas duas traves e entrou no gol do goleiro Viteri. Dominando o jogo o Sport pouco sofria com as investidas do time equatoriano. Até que em um contra-ataque, Vera foi lançado na área e sofreu pênalti. Vaca cobrou e Magrão fez a defesa. Aos 30, Salas reagiu com uma cotovelada a uma falta de Durval. O jogador foi expulso e o Sport ficava com um jogador a mais. Porém, mesmo com um homem a mais o Sport cochilou e Vera desempatou a partida. Fim de primeiro tempo e o Sport com um a mais perdia por 2 a 1.
Nelsinho Baptista mexeu na equipe e com os jogadores, pois estes voltaram mais atentos e com mais disposição para o segundo tempo. Tanto é que aos 12min, Igor cabeceou após receber cruzamento de Andrade e empatou novamente o jogo. A LDU mexeu na equipe e botou dois de seus titulares em campo. De nada adiantou pois quem marcou foi o Sport. Aos 32min, Andrade de novo, mandou outra bomba e fechou o placar, 3 a 2 para o Sport, que se classificou em primeiro no seu grupo.
Com a melhor campanha de seu grupo o Sport pega agora o Palmeiras e leva a vantagem de poder decidir a vaga nas quartas-de-final em casa.
Jogos de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América
06/05/2009 -San Martín(PER) x Grêmio
07/05/2009 -Deportivo Cuenca (EQU) x Caracas (VEN)
07/05/2009 -Univ. de Chile (CHI) x Cruzeiro
13/05/2009 -Chivas(MEX) x São Paulo (em local indefinido devido a gripe suína)
07/05/2009 -Est. La Plata(ARG) x Libertad(PAR)
07/05/2009 -Defensor Sporting(URU) x Boca Juniors(ARG)
05/05/2009 -Palmeiras x Sport
13/05/2009 -San Luis (MEX) x Nacional (URU) (em local indefinido devido a gripe suína)
0 comentários: