terça-feira, 1 de junho de 2010

Fanfic: a chance do fã se tornar o criador!

Por Cristina Possamai
Crônica Popular

Diga a verdade, você já não odiou tanto um filme, um episódio de seu seriado preferido ou o final de uma novela que teve a certeza de que poderia fazer algo bem melhor? Não precisa esconder, todo mundo em algum momento já achou isso.

A vontade de por a “mão na massa” é tão comum que há uma expressão própria para isso: “fanfics”. Ou seja, a versão do fã para alguma história que já existe. Seja desenho animado, livro, filme, novela, seriado ou o que a sua imaginação puder criar.

A Internet é o principal meio para circulação, criação e leitura de fanfics. Sites especializados permitem a interatividade entre o fã escritor e os demais leitores. Como conta Deivid Manfioletti. “Eu sempre gostei de escrever e por minhas histórias onde minhas pessoas percebam e julguem me dá mais animo. Os sites de fanfics são muito acessados e eu posso dar a minha versão da história de personagens já existentes. Eu me sinto valorizado com tudo isso. Com a pessoa parando para ler e comentar a minha história, e eu tenho a emoção que para alguém o que eu escrevi fez diferença.”

A nível mundial, o Fanfiction.net é o maior, melhor e mais completo acervo de fanfics. No fanfiction há uma infinidade de categorias, partindo de anime a grupos musicais. e opção para diversos idiomas; como inglês, português, espanhol, húngaro, sueco, russo, etc.

Nacionalmente, as tramas sobre a saga de Harry Potter são líderes em procura e publicação. O principal portal brasileiro é o Floreios e Borrões. Um dos 81 mil usuários, Elder Tramontin, revela o que o levou a leitura de fanfics. “Eu leio fanfics para saber a versão dos fãs sobre a obra de verdade. Para ver como seria se tivesse outras histórias além da original. As fanfics que eu, geralmente, leio são sobre Harry Potter, porque eu acho sensacional o mundo que J. K. Rowling criou nos livros. E é legal saber o que os outros fãs mudariam ou como eles imaginam a história”.

E com certeza o que não faltam no Floreios e Borrões, ou em qualquer site do tipo, são alternativas de como esse ou aquele enredo poderiam ou deveriam ter sido. Só no Floreios e Borrões são mais de 18 mil fanfics de possíveis aventuras de Harry, Rony e Hermione.

Mas, o inacreditável são os quase seiscentos mil comentários deixados no site avaliando e analisando cada uma das histórias. Tamanha expressividade fez com que essas e outras criações dos admiradores ganhassem um “universo a parte”. O fãverso, como ficou conhecido, é imenso, gigantesco e as fanfics são apenas a ponta desse iceberg. Então, da próxima vez que sentir que qualquer produção ficou devendo, não se limite a cruzar os braços e reclamar. Arregace as mangas e faça a sua história!

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License