segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pelé volta ao Cosmos

Do Lancenet!


O melhor time da história do futebol dos Estados Unidos vai voltar. Com direito a anúncio oficial de Pelé, grande craque da história do clube, o New York Cosmos vai retomar suas atividades no futebol dos Estados Unidos.

Com uma nova missão de inspirar o desenvolvimento do futebol norte-americano, o NY Cosmos, time onde jogou simplesmente Pelé, servirá ao treinamento de novos talentos do futebol local. O clube já tem, inclusive, um acordo de parceira fechado com o BW Gottschee, um dos mais exitosos clubes de jovens do país. A "Cosmos Academy", como será conhecida, contará com times de sub-12 a sub-18 e participará da Academia para o Desenvolvimento do Futebol Americano.

Além disso, o Cosmos adquiriu a Copa NYC que, além de promover todo ano em Nova York, expandirá ao nível nacional e internacional, de modo a engajar ainda mais as comunidades locais no esporte. O clube também pretende trabalhar com as escolas locais, para que as crianças possam jogar futebol mais frequentemente com equipamentos e estrutura adequados. O objetivo central, porém, é recolocar o New York Cosmos na posição de grande força da Major League Soccer (MLS, a liga profissional dos Estados Unidos) e competir pelos títulos da temporada.

Emocionado, Pelé fez o histórico anúncio.

- Como embaixador global do esporte e Presidente de Honra do New York Cosmos, é um grande privilégio poder contribuir com o futuro do esporte que me deu tanto. O retorno do New York Cosmos irá inspirar os jogadores neste país e reunir pessoas no mundo todo que amam esse lindo jogo tanto quanto eu.

História

Fundado por dois turcos donos de uma gravadora, o New York Cosmos se uniu à então North American Soccer League (NASL, Liga de Futebol Norte Americana), embrião da MLS, em 10 de dezembro de 1970. Em sua estreia, no ano seguinte, o Cosmos venceu o Saint Louis Stars por 2 a 1.

Com o dinheiro da Warner, o Cosmos, que inicialmente era um projeto sem muito investimento, começou a receber mais atenção de Steve Ross, então presidente da empresa. Nesta fase, o Cosmos contou com verdadeiras lendas do futebol mundial, como Johan Cruyff, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e, é claro, Pelé. E esse poder econômico levou o time, em 17 anos de liga, a conquistar cinco vezes o Campeonato dos Estados Unidos e chegar uma vez ao vice-campeonato.

Em 1984, o NY Cosmos realizou sua última partida. Em 14 anos de existência, o time venceu 221 partidas, perdeu 120 e empatou 18 (devido a uma regra válida a partir de 1975, qualquer empate justificava uma prorrogação)

Pelé

Em 1974, Pelé iria encerrar sua carreira, mas a proposta de três milhões de dólares por três anos do New York Cosmos, altíssima para a época, seduziu o melhor da história.

A presença de Pelé fez com que o futebol norte-americano evoluísse de maneira incrível. De acordo com o site do NY Cosmos, "Pelé foi um jogador chave para o New York Cosmos e para a a Liga de Futebol Norte-americana, deixando um legado que as crianças ainda aprendem como parte da história do futebol dos Estados Unidos".

Na última partida da carreira de Pelé, O Cosmos enfrentou o Santos. O Rei jogou um tempo por cada time e marcou o primeiro gol dos americanos na vitória por 2 a 1.

Homenagem

Reconhecido mundialmente, o New York Cosmos foi homenageado em 2006. O filme "Once in a Lifetime - The Extraordinary Story of The New York Cosmos" (Uma vez na Vida - a extraordinária história do New York Cosmos) contava a trajetória do clube americano e tinha a narração do ator Matt Dillon. O subtitítulo do filme dizia: "The untold story of the team that had America at its feet" (A história não contada do time que tinha a América aos seus pés).

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License