quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Chile resgata mineiros após 69 dias de pesadelo

Da AFP

Os 10 primeiros mineiros dos 33 soterrados na mina San José deixaram o local em bom estado de saúde e animados, em meio a momentos de alegria e emoção no reencontro com as famílias após 69 dias de isolamento.

"A situação de saúde deles é bastante boa", declarou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em uma entrevista coletiva concedida nas proximidades da mina.

"As coisas vão extraodinariamente bem até aqui, inclusive melhor do que o esperado", completou o ministro, ao falar sobre as condições médicas dos resgatados e um avanço mais rápido que o previsto da operação.

Florencio Ávalos, 31 anos, foi o primeiro a deixar a mina, às 0H11 desta quarta-feira, a bordo da cápsula Fênix 2, que o transportou por um túnel estreito de 622 metros de comprimento.

O emotivo abraço que ele deu no filho Byron, de sete anos, que não conseguiu conter as lágrimas, foi seguido por abraços nos familiares dos outros mineiros, reunidos nas proximidades da mina San José, que finalmente viram a materialização do milagre.

Após o resgate de Ávalos, balões foram lançados ao ar e pedaços de papel picado caíram sobre as cabeças dos parentes dos trabalhadores e dos jornalistas no acampamento Esperanza. Até o som de vuvuzelas foi ouvido nos arredores da mina em festa.

"O primeiro mineiro já está conosco; o vimos abraçar sua esposa Mónica e seu filho Byron com uma ternura que nos comoveu", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, que esperava Ávalos na saída do túnel para abraçar o trabalhador.

Ávalos foi seguido por Mario Sepúlveda, de 39 anos, que foi o apresentador da maioria dos vídeos divulgados pelos mineiros e que depois do resgate roubou a cena ao presentear as autoridades presentes com pedras trazidas do fundo da mina.

Enquanto subia na cápsula, gritava "Viva Chile, merda", sem conseguir esconder toda a animação.

Depois subiram Juan Illanes, 52 anos, seguido do boliviano Carlos Mamani (23 anos) - o único estrangeiro do grupo -, Jimmy Sánchez - o mais jovem com 19 anos -; Osmán Araya, 30, José Ojeda, 46, Claudio Yáñez, 34, Mario Gómez, 63, o mais velho do grupo, e Alex Vega, 32.

"Este é um resgate que não tem comparação na história da humanidade. Nunca antes se havia tentado um resgate assim", comentou o presidente Piñera, que recebeu os quatro primeiros mineiros pessoalmente.

O momento de maior suspense da noite foi a espera da cápsula com Ávalos, após uma viagem de 15 minutos por um túnel de apenas 66 centímetros de diâmetro, acompanhado por milhões de espectadores em todo o mundo.

A viagem aconteceu após os últimos testes com a cápsula, que viajou primeiro vazia para verificar se era possível chegar sem problemas ao fundo da mina. Em uma delas, a porta da cápsula Fênix 2 foi afetada e teve que ser reparada. Depois voltou a ser enviada em ida e volta, e não foram constatados problemas.

O resgate teve início às 23H20 com a descida do socorrista Manuel González, que em 16 minutos chegou ao fundo da mina. Ele foi recebido pelos mineiros com abraços e aplausos, uma cena transmitida ao vivo pelos canais de televisão.

Logo depois, Ávalos - que estreou o procedimento que seria seguido pelos demais mineiros - vestiu o macacão especial, entrou na cápsula e foi preparado por González. Após alguns minutos de instruções e depois de se despedir dos companheiros, com a ordem de um dos coordenadores do resgate, René Aguilar, ele iniciou o procedimento de ascensão.

Ao mesmo tempo, em Copiapó, a 45 km da mina e para onde os mineiros são levados para exames médicos, centenas de pessoas celebraram o início do resgate.

O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, seguido por um primeiro grupo considerado "hábil" para enfrentar as primeiras horas de uma operação muito aguardada e de um grupo de trabalhadores com saúde frágil.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License