sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Há dez anos "El Diós Maradona" abandonava o futebol

Por Antonio Colossi*

CRÔNICA POPULAR

Ontem, fez dez anos que o craque argentino Diego Armando Maradona encerrou sua carreira de jogador. No dia 25 de outubro de 1997, o Boca Juniors venceu o River Plate por 2 a 1, no Estádio Monumental de Núñez.

Maradona, então, com 36 anos, esteve em campo e, cinco dias depois, em seu aniversário, anunciou pela oitava (e última) vez que encerrava sua vida nos gramados.
Na sua despedida como jogador profissional, Maradona não foi bem. O River Plate abriu o placar, com Berti. No intervalo, o camisa 10 do Boca Juniors pediu substituição. Em seu lugar, entrou o apoiador que seria seu sucessor no time da Bombonera, Riquelme. A equipe visitante acabou virando o placar e vencendo a partida com gols de Torresani e Palermo.
Em sua carreira, Maradona disputou 21 temporadas, fazendo 692 partidas oficiais e marcando 352 gols. O "Pibe de Oro" disputou ainda quatro Copas do Mundo e um conquistou um título, em 1986.

Sua carreira começou em 1976, no Argentinos Juniors. Em 1981, foi contratado por empréstimo pelo Boca Juniors. Um ano depois, acabou comprado em definitivo. Logo em sua estréia, contra o Talleres, seu time venceu por 4 a 1 e o camisa 10 fez dois. O jogador foi vendido ao Barcelona em 1983, onde ficaria duas temporadas e, depois, seria repassado ao Napoli, da Itália.
Na partida contra a Inglaterra, pelas quartas-de-final da Copa de 1986, disputada no México, Maradona foi o grande destaque da partida, fazendo os dois gols da vitória. No primeiro, desviou com a mão a bola do goleiro Shilton. O lance ficou conhecido como "la mano de Dios". No segundo partiu de seu próprio campo, em arrancada, driblou seis ingleses e fez o gol.
Depois da Copa do Mundo, Maradona ajudou o clube italiano a vencer seus dois únicos títulos no campeonato nacional, nas temporadas 1986-87 e 1988-89. Pela seleção argentina, ainda foi vice-campeão mundial, em 1990. Apesar de ser derrotado na final, pela Alemanha, o camisa 10 foi o responsável pela eliminação da Itália, nas semifinais. O jogo foi disputado justamente no Estádio San Paolo, casa do Napoli, e parte dos torcedores italianos estava do lado do craque de seu clube.
Em 1992, Maradona foi transferido para o Sevilla, da Espanha, onde jogou apenas 29 partidas. De volta à Argentina, atuou pelo Newell's Old Boys, por cinco jogos, e encerrou a carreira no Boca Juniors.
* Em conjunto com o diário Lance!

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License