segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Morte e violência abalam rodada do futebol italiano


A morte de um torcedor da Lazio perto da cidade de Arezzo provocou ontem uma onda de violência no futebol italiano, informou o Yahoo Notícias.

Três jogos acabaram sendo suspensos: um por decisão da Federação Italiana, Internazionale x Lazio, outro pela prefeitura da capital italiana, Roma x Cagliari, e outro, Atalanta x Milan (foto), por decisão do árbitro depois que alguns torcedores encapuzados tentaram invadir o campo do Estádio Atleti Azzurri, em Bérgamo.

A confusão teve origem em uma rodovia perto de Arezzo, na região da Toscana. Segundo a polícia, um agente tentou apartar uma briga entre pessoas não ligadas a torcidas e um tiro disparado atingiu Gabriele Sandri, de 26 anos, radialista e torcedor da Lazio, que estava em um carro que se dirigia ao Estádio San Siro, em Milão, onde jogariam a líder Internazionale e a Lazio.

A notícia repercutiu rapidamente por outros estádios italianos. Em Bérgamo, torcedores, usando balaclavas e máscaras de esquiadores para não serem identificados, atiraram foguetes sinalizadores no campo e tentaram destruir o vidro que separa a platéia do gramado, exigindo a suspensão da partida, que deveria ter a participação de Ronaldo - estava no banco de reservas do Milan.

Depois de 7 minutos disputados, o árbitro paralisou a partida, enquanto jogadores da Atalanta, liderados por Doni, conversavam com os torcedores pelo vidro parcialmente destruído. Depois de reunião de dirigentes, jogadores e policiais, o jogo foi suspenso. Na porta do estádio, na saída do público, alguns torcedores do Milan brigaram com a polícia.

Em clima tenso, a bola acabou rolando em outros estádios. Mas, durante o jogo Siena 2 x 3 Livorno, torcedores xingaram policiais de "assassinos". Já a Fiorentina, que tinha a chance de ocupar a liderança do Campeonato Italiano, perdeu da Udinese por 2 a 1, gols de Quagliarella e Di Natale - Pazzini descontou. Enquanto isso, a Juventus empatou por 2 a 2 com o Parma.

Em Roma, no jogo que encerraria a rodada do Campeonato Italiano, entre o time da casa e o Cagliari, os torcedores iniciaram uma série de protestos e conflitos após a partida ser suspensa.

Um grupo de 200 pessoas - algumas com rostos cobertos e armadas com pedras e pedaços de madeira - se dirigiu para o quartel da polícia local, incendiando carros, quebrando barreiras de proteção e vidros de edifícios pelo caminho.

O ataque levou à reação imediata dos policiais em serviço, que lançaram gás lacrimogêneo contra os torcedores. Um ônibus também foi queimado.

Longe dali, mas ainda perto do Estádio Olímpico de Roma, outro grupo de torcedores entrou à força na sede do Comitê Nacional Olímpico Italiano (Coni). Até a Ministra dos Esportes do país veio a público para lamentar o ocorrido. "A morte do torcedor foi uma imensa tragédia", comentou.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License