Por Eduardo Prestes
Crônica Popular
Fotos do Globoesporte.com
Liga dos Campeões
Arsenal x Manchester United: Mesmo jogando fora de casa o Manchester United não deu chances para o Arsenal e se classificou para a final da Liga dos Campeões, vencendo por 3 a 1, com gols de Park e Cristiano Ronaldo (2). Van Persie marcou o único do Arsenal.Precisando apenas de um empate para se classificar para a final, pois tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o Manchester optou por atacar ao invés de ficar retrancado para segurar o resultado. Prova disso é que com 11min de jogo, o Manchester já vencia o jogo por 2 a 0. Park aos 8min e Cristiano Ronaldo aos 11min, frustraram os torcedores do Arsenal que lotaram o Emirates Stadium para apoiar o seu time. Depois disso o ritmo do jogo caiu. O Manchester já não precisava atacar, pois estava com a classificação encaminhada, e o Arsenal parecia não entender o que havia acontecido e não tinha forças para se reerguer.
No segundo tempo o Arsenal, mesmo desnorteado, tentou diminuir o estrago, mas acabou piorando a situação. Aos 16min em um contra-ataque fulminante o Manchester fez mais um com Cristiano Ronaldo e acabou de vez com quaisquer chances do Arsenal. Aos 31min, Fletcher cometeu pênalti em Fábregas e foi expulso. Van Persie cobrou e marcou o gol de honra dos Gunners que não perdiam em casa, pela Liga dos Campeões, desde 2004. No fim prevaleceu o tabu do Manchester, que completou 25 jogos sem perder na Liga, a última derrota foi nas semifinais da temporada 2006-2007.
Chelsea x Barcelona: Um jogo emocionante, com dois golaços, sendo um deles no último minuto do jogo. Foi assim a decisão do finalista da Liga dos Campeões entre Chelsea e Barcelona. Empate em 1 a 1, com Essien marcando para os Blues e Iniesta, no último minuto, garantindo o empate e a classificação do Barcelona.
A primeira partida entre os dois times havia terminado em 0 a 0, portanto o empate com gols classificava o Barcelona, pelos critérios de gols marcados fora de casa. Sabendo aproveitar-se do regulamento, o Barcelona foi para cima do Chelsea logo início do jogo, pois se fizesse um gol, obrigaria o Chelsea a virar o jogo para se classficar. Porém a estratégia dos espanhóis não deu muito certo, pois aos 9min, Essien pegou a sobra, após a zaga adversária afastar cruzamento na área, e soltou a bomba. A bola ainda pegou no travessão antes de entrar. Golaço do Chelsea, que se fechou após o gol, explorando apenas os contra-ataques. O Barcelona, sem Henry machucado, e com Messi pouco inspirado, não conseguia cria chances de gol e ainda sofria com os contra-ataques e com as jogadas de bola parada dos donos da casa.O Barça voltou com um ímpeto maior e buscava mais o gol. O Chelsea assustava o goleiro Valdés com contra-ataques. No mais perigoso deles, Drogba recebeu livre, limpou e chutou em cima de Valdés. Aos 24, Abidal, lateral do Barcelona, foi expulso, após o juiz marcar falta dele em cima de Anelka, que sem ser tocado foi ao chão, levando o árbitro a cometer o maior equívoco do jogo. Mesmo com um homem a mais o Chelsea não tentou aumentar o placar e garantir de vez a classificação, ficou no seu campo de defesa, apenas segurando os ataques dos visitantes. Precisando de um gol, o técnico Guardiola lançou o atacante Bojan no lugar do seu único volante, Busquests. Guerreiro, o Barça não desistiu em nenhum momento, e foi recompensado. Aos 48min, Essien, herói até então, afastou mal a bola e Iniesta, como se chutasse com a força de todos os torcedores do Barcelona, mandou uma bomba, no ângulo de Peter Cech, que nada pôde fazer. Após tomar o gol o Chelsea resolveu atacar, e reclamou de um pênalti. Ballack chutou e a bola pegou no braço de Eto’o dentro da área. O juiz nada marcou e o Chelsea foi castigado por não tentar decidir o jogo e esperar o Barcelona em seu campo.
A final entre Manchester United e Barcelona será inédita. Em nenhuma outra edição da Liga dos Campeões os dois times se enfrentaram na grande decisão. O jogo será no dia 27 de maio, e será realizado em Roma.
0 comentários: