quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Disputa para representar Brasil no Oscar já reúne 14 filmes

Quatorze longa-metragens já estão inscritos na disputa para a representação do Brasil no Oscar 2008, informou o Ministério da Cultura (MinC).

A comissão da Secretaria do Audiovisual irá selecionar quem brigará por uma das cinco vagas na categoria de melhor filme de longa estrangeira. Cabe, entretanto, à Academia de Hollywood listar os cinco filmes, entre os inscritos.

"O Ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger, retrata de forma lírica a época da ditadura militar sob a visão do menino Mauro, de 12 anos. Ele se vê separado dos pais e obrigado a conviver em uma nova comunidade, o Bom Retiro, em São Paulo. Entre os que renderam boa bilheteria, está o longa dirigido por Maurício Farias, "A Grande Família - O Filme", que se aproveitou do sucesso do seriado para transpor nas telonas as confusões de Agostinho, Bebel, Lineu, Nenê e Tuco. Mais de dois milhões de espectadores foram conferir a produção da Globo Filmes.

Ainda com elenco global, "O Primo Basílio", inspirado no romance homônimo de Eça de Queiroz, está na briga. Com Reynaldo Gianecchini (Jorge), Débora Falabella (Luísa) e Fábio Assunção (Basílio) retrata situações de amor, traição e chantagem por parte da empregada Juliana, interpretada por Glória Pires. O longa "Ó Paí, Ó", com Lázaro Ramos e direção de Monique Gardenberg", também disputa a representação nacional no Oscar.

Na onda de minisséries que renderam filmes, vem "Cidade dos Homens - O Filme", de Paulo Morelli, e que narra as histórias dos amigos Laranjinha e Acerola na favela carioca Morro da Sinuca. De Tata Amaral, "Antônia" mostra a corrida pelo sucesso de quatro rappers vividas por Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy Mendes.


Documentários

Do circuito cult, aparecem "O Cheiro do Ralo" com o brilhante Selton Mello, e "O Céu de Suely" com a revelação e premiada atriz Hermila Guedes. Entre os documentários, estão "Fabricando Tom Zé", de Décio Matos Jr., que mostra o universo do músico tropicalista, e também o polêmico "Tropa de Elite", de José Padilha, sobre o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Completam a lista, "O Dono do Mar", filme de Odorico Mendes, baseado no livro do ex-presidente José Sarney, a comédia "Muito Gelo e Dois Dedos D'água", também de Daniel Filho, "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton, e "O Passageiro - Segredos de Adulto", de Flávio Tambellini.

O MinC divulgará o filme selecionado para representar o Brasil no dia 26. O anúncio dos indicados será feito pela Academia em fevereiro do ano que vem, um mês antes da premiação, que ocorrerá em março.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License