segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Game chinês TORTURA os corruptos

Quem nunca sonhou em matar ou torturar um funcionário corrupto, livrar-se de seus filhos e depois chegar a um paraíso ideal, onde reina a integridade? Esse desejo já é realizável na China – de maneira fantasiosa e na Internet.

Foi lançado na China o novo game “Combatente Incorruptível”, criado a pedido das autoridades de Zhejiang, província ao sul de Xangai. Com ele, os jogadores podem vingar-se da praga que assola a China, essa gangrena denunciada pelo próprio regime como sendo uma das mais graves ameaças à legitimidade do Partido Comunista.

Inspirado em fatos históricos reais que datam da época imperial, o jogo consiste em eliminar os corruptos, “combinando educação anticorrupção e diversão”, nas palavras dos criadores. A história vem dar uma mão ao presente: na realidade, o que se procura é colocar as massas em guarda contra desvios muito contemporâneos. O sucesso foi imediato: em uma semana, o jogo já foi descarregado cem mil vezes.

O site do jogo vem sendo modificado para permitir que o máximo possível de jogadores possa beneficiar-se dele. Em alguns dias o servidor chega a sofrer panes, devido ao enorme número de conexões.

Depois de ter capturado, torturado ou matado suficientes funcionários governamentais corruptos, seus filhos ou até mesmo suas “concubinas”, os vencedores recebem sua recompensa: ingressam numa espécie de paraíso caracterizado pela integridade e a probidade.

Saudada com alegria pela imprensa nacional, a novidade não obstante provocou reações contrárias entre espíritos mais críticos. Um destes, o professor universitário Wang Xiongjun, expressou sua opinião no “China Daily”, jornal em língua inglesa que publica propaganda governamental para estrangeiros. “São os funcionários governamentais que deveriam receber uma educação anticorrupção, não os jovens”, afirma.

Os artigos favoráveis publicados pela imprensa, congratulando-se pelo sucesso de um produto de entretenimento de gosto mais que duvidoso, devem ser vistos em paralelo com a publicidade feita pelo regime de seus avanços no combate à corrupção. Os internautas torturadores têm dias de diversão pela frente: o tempo dos corruptos não chegou ao fim.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License