sábado, 7 de junho de 2008

Nenhuma surpresa no primeiro dia da Euro 2008

República Tcheca vence Suiça e Portugal passa por Turquia


De Agências Estado e Gazeta Press

Neste sábado ocorreu a abertura da Eurocopa, disputada na Suíça e na Áustria. E um dos países-sede da competição se deu mal logo de cara. Em Basiléia (SUI), a seleção suiça foi derrotada por 1 a 0 pela República Tcheca, em jogo do Grupo A.

A Suiça começou no ataque e, logo aos três minutos, Alexander Frei quase abriu o placar. Os tchecos começaram comedidos, mas logo foram ganhando espaços e equilibrando o jogo.

O equilíbrio não representava um bom futebol, pois a medida que o primeiro tempo pasava, o jogo se tornava mais monótono. Pior para os anfitriões, que perderam Frei, lesionado, no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, Hakan Yakin quase marcou o primeiro dos suíços. Aos 16, Barnetta quase acertou um voleio nas redes de Petr Cech. Yakin aproveitou cruzamento e quase fez o gol.

No melhor momento da Suíça no jogo, veio o gol da República Tcheca. Em vacilo da defesa, Sverkos tocou para abrir o marcador. Com o gol, a Suíça foi com tudo para o ataque. Vonlanthen quase fez o seu aos 34, após rebote de cruzamento de Barnetta. Ainda no lance, pediram pênalti por um toque de mão de Ujfalusi.

No segundo jogo do dia, Portugal venceu


Com um gol brasileiro, a seleção lusitana estreou com vitória em seu jogo inaugural pela Eurocopa, empolgou sua torcida e assumiu a liderança do grupo A. Neste sábado, em Genebra, o time de Luis Felipe Scolari bateu a Turquia por 2 a 0 com gol de Pepe e de Raul Meirelles.


Felipão já havia estreado contra a Turquia em outro torneio, a Copa do Mundo. Mas estava comandando o Brasil e sofreu para derrotar os turcos por 2 a 1 na abertura da Copa de 2002. A Turquia voltou a dar trabalho e chegou a ameaçar.

Já Portugal tentou explorar a boa forma e os dribles de Cristiano Ronaldo pelas pontas e com o controle do meio de campo por Deco. Ronaldo e Nuno Gomes chegaram a acertar a trave.

Enquanto Cristiano Ronaldo chamava a atenção de todos, o brasileiro Pepe foi quem abriu o marcador. O zagueiro mais caro da história, comprado pelo Real Madrid por 30 milhões de euros, se naturalizou portugues há pouco mais de um ano e foi convocado pela primeira vez em novembro de 2007.

Neste sábado, anulou o ataque turco e, além do gol, fez mais outro de cabeça e que acabou anulado por impedimento.

Com a vitória, Portugal confirma ser um dos favoritos para chegar às finais do torneio. Se vencer sua próxima partida, na quarta-feira contra a Repúblca Checa, já terá praticamente seu passaporte carimbado para as quartas-de-finais.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License