quarta-feira, 25 de junho de 2008

Porco sobrevive a terremoto na China

Da Lusa

Um porco que sobreviveu 36 dias entre as ruínas do terramoto de 12 de Maio em Sichuan com uma dieta de carvão vegetal foi aclamado como símbolo da vontade de sobreviver, noticiou hoje a imprensa estatal chinesa.
O porco, que pesava cerca de 150 quando o sismo de magnitude 8 atingiu o sudoeste do país, perdeu dois terços do peso quando foi encontrado vivo na semana passada, referiu o jornal Chongqing Evening Post.
"Não se parecia nada com um porco quando foi salvo. Estava magro como uma cabra!", disse uma testemunha à agência noticiosa estatal Nova China. Segundo o Chongqing Evening Post, o porco sobreviveu à base de água e de um saco de carvão vegetal que estava enterrado perto do animal de um ano entre os destroços na cidade de Pengzhou, na província de Sichuan.
Apesar do carvão vegetal não ter valor nutricional, não é tóxico e manteve o porco, disse a mesma fonte. O curador do museu local de Jianchuan já comprou o porco por 3.008 renminbi (cerca de 281 euros) e vai manter o animal por toda a sua vida como "um símbolo vivo do desastre do sismo", assinalou o jornal. O museu deu ao porco o nome de "Zhu Jianqiang," que significa "Porco forte", acrescentou.
Wan Xingming, o dono do porco, pensava que o animal estava morto e quando soube que os soldados estavam prestes a limpar os destroços perto de sua casa a 17 de Junho, avisou as autoridades de que o animal morto podia estar infectado. Mas o animal estava vivo e foi resgatado dos destroços.
Wan disse que estava disposto a vender o porco por 3.008 renminbi (281 euros), cobrando 10 renminbi (93 cêntimos) por cada quilo que o porco antes pesara e acrescentando oito renminbi (75 cêntimos) para dar boa sorte (o número oito é considerado auspicioso na China), explicou o jornal. Cerca de 88.000 pessoas morreram ou desapareceram no sismo de 12 de Maio, que foi o maior a atingir a China em três décadas.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License