domingo, 22 de junho de 2008

Um velho jeito de fazer comédias eternas

Por Cristina Possamai

Crônica Popular

Quem nascido ou crescido entre as décadas de 80 e 90, poderia citar sua infância ou mesmo vida sem as piadas e situações hilárias de Chaves e companhia? E pensar que o maior fenômeno da televisão mundial quase não chegou a ser exibido no Brasil. Acredite se quiser, mas em 1984, quando o Sistema Brasileiro de Televisão estava surgindo, a então equipe de apoio de Silvio Santos não via grande futuro nas gracinhas dos inquilinos da Vila de “Seu Barriga”. Contrariando esses “especialistas”, o homem que “topa tudo por dinheiro” exibiu pela primeira vez o programa do comediante mexicano, Chespirito (Chaves).

Sem apelar para a sensualidade ou o uso descarado de palavrões, “Chaves” conseguiu ser uma série de comédia adorada por toda a família e que, apesar, das intermináveis reprises sempre rendeu e rende altas audiências para o SBT. O canal abusa do seriado para cobrir buracos em sua grade de programação e ultimamente exibe o programa em três horários diferentes.

Abrindo a transmissão do SBT, vai ao ar entre às cinco e meia e às sete da manhã. Retorna em seu consagrado horário, 12h45min, e sua fecha sua cota diária disputando com o clássico desenho Pica-pau, atualmente sob tutela da Record, a audiência das 19h e 20 h.

Consagrado em todo e por todo o planeta, “El Chavo del otcho”, seu nome original, é a prova de se pode fazer comédia de qualidade com poucos recursos, mas muita vontade e muita criatividade. O sucesso de três décadas, e que tende a continuar indefinidamente, é alvo de estudos, devoção e admiração por parte de fãs, pesquisadores e até mesmo atores e/ou diretores.

O que não despertou o interesse dos poderosos de Silvio Santos há 24 anos atrás vem entrando, muitíssimo bem-vindo, em nossas casas trazendo o motivo para risos e sorrisos que muitas vezes o mundo não nos concede. Por isso, acomode-se e trate de espantar o baixo-astral quando escutar a velha e boa música de abertura desse fantástico e eterno jeito de fazer televisão: “Lá vem o Chaves, Chaves...Todos atentos olhando para a TV! Lá vem o Chaves, Chaves...Com uma historinha bem gostosa de se ver!”

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License