quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Faculdade Satc promove aula Magna com jornalista global Cristiana Lôbo

Do Portal da SATC


"Na política e no jornalismo, a distância entre o céu e o inferno é muito pequena". Esta é apenas uma das várias frases impactantes ditas pela jornalista, comentarista da Globo News e blogueira Cristiana Lôbo, que em 2009 completa 30 anos de carreira, sempre cobrindo política. Durante quase duas horas, Cristiana abriu o jogo para a platéia, relatando o fascínio e a dificuldade de se cobrir política no país. Segundo ela, o jornalismo político lida com vaidades, porém existe uma grande vaidade e rivalidade entre os próprios repórteres do meio. "Jornalista compete com jornalista, cada um querendo saber um escândalo maior para se notabilizar, se sobressair perante a notícia". Destaca ainda que para fazer jornalismo político no Brasil não se pode acreditar em nada: o principal é anotar e checar tudo depois.

Avaliando os assuntos mais importantes do cenário político atual, Cristiana diz que a imprensa brasileira costuma até "pegar leve" com os políticos, dizendo normalmente que só se repercute o que diz respeito ao que é feito com dinheiro público, ao contrário da imprensa de outros países, que costuma abordar a vida pessoal das figuras públicas. Para ela, o presidente Lula é um grande fenômeno, o governante com maior capacidade de comunicação com o povo que ela viu até agora.

No momento em que foram acontecendo as perguntas, Cristiana deu muitas dicas para os futuros jornalistas presentes. "A ética no jornalismo ganha uma importância muito maior, porque podemos construir ou destruir uma reputação. Nossos patrões, na verdade, são o público que nos lê, ouve ou assiste, é pra eles que temos que responder e agir com verdade", finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License