quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cinco anos sem Jean Charles de Menezes

Por Antonio Colossi
CRÔNICA POPULAR

Hoje completam-se 5 anos da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes. O eletricista mineiro foi morto a tiros pela polícia após ser confundido com um terrorista na estação de metrô de Stockwell, em Londres, no dia 22 de julho de 2005. As investigações foram concluídas sem que nenhum dos envolvidos no homicídio fosse punido. Acompanhe como tudo aconteceu:

No dia 22 de julho de 2005, agentes da SO 19, braço da Scotland Yard contra o terrorismo, atiram oito vezes contra um homem na estação de metrô localiza no sul de Londres. O comissário da Scotland Yard na época Ian Blair, afirma que o tiroteio está relacionado com a operação para deter terroristas que tentaram um dia antes detonar bombas em três vagões do metrô e um ônibus urbano.

Já no dia 23, a Scotland Yard admite que o homem que foi baleado no metrô era inocente e o identifica como Jean Charles de Menezes, um cidadão brasileiro de 27 anos e eletricista de profissão. No dia seguinte, Ian Blair pede desculpas pela morte de Jean Charles e diz que aceita sua total responsabilidade pelo ocorrido, mas defende a tática de "atirar para matar" nos casos de terroristas suicidas. A perícia confirma no dia 25 que Jean Charles recebeu sete tiros na cabeça e um no ombro.

1 Comentário:

Urariano Mota disse...

Sobre esse brutal assasinato, escrevi "Morrer por engano", publicado aqui http://www.lainsignia.org/2005/julio/cul_050.htm
Depois, traduzido para o inglês, publicado no CounterPunch
http://www.counterpunch.org/mota08302005.html
Abraço

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License