quinta-feira, 24 de abril de 2008

Tremor que abalou Sul e Sudeste foi o maior dos últimos dez anos, afirma pesquisador

Por Cristina Possamai
Crônica Popular & Portal G1

O terremoto de 5,2 graus na escala Richter registrado na noite de terça-feira (22) foi o maior do país em dez anos. Segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o último fenômeno dessa dimensão ocorreu em março de 1998 na região de Porto dos Gaúchos (MT).

O terremoto de 5,2 graus na escala Richter sentido na noite da última terça-feira, dia 22, foi o mais forte em uma década. Conforme declarações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o último tremor dessa magnitude aconteceu em março de 1998, na região de Porto dos Gaúchos (MT).

Conforme Cristiano Chimpliganond, geólogo do instituto, o fenômeno que houve terça é de intensidade moderada. “Este terremoto foi no fundo oceânico, caso tivesse ocorrido mais próximo da costa, talvez provocasse estragos maiores”, assegura.


Susto

O epicentro do terremoto foi localizado a 270 quilômetros do litoral paulista e agitou-se às 21 horas, durando por volta de cinco segundos. De acordo com Jorge Sand, coordenador do observatório, a região identificada como centro possui uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com camadas mais e menos densas.

Moradores de quatro estados sentiram o abalo: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Apesar do susto, não foram divulgados maiores prejuízos.

Informações suplementares: Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License