sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hillary joga a toalha e amanhã oficializa sua desistência

Do Portal G1

A pré-candidata Hillary Clinton vai encerrar oficialmente sua disputa pela candidatura democrata às eleições presidenciais dos EUA no próximo sábado (7) em um ato de despedida e agradecimento a seus partidários, confirmou hoje a equipe da senadora por Nova York.

Até agora, seus porta-vozes tinham informado apenas que Hillary iria suspender a campanha, anunciar apoio à candidatura do rival Barack Obama e pedir ao Partido Democrata que se una contra o provável adversário de novembro, o republicano John McCain. Mas não se sabia se ela iria encerrar a campanha oficialmente e abrir mão dos delegados que conseguiu ao longo das prévias.

Se a senadora tivesse decidido apenas suspender a campanha, isso teria permitido que ela mantivesse os atos eleitorais e a arrecadação de fundos -a campanha da senadora está com um "rombo" de US$ 30 milhões.

Reunião privada

Na noite de quinta-feira, o provável candidato democrata Barack Obama, se reuniu privadamente com Hillary, num momento em que o partido busca se unir para a campanha presidencial após uma longa batalha pela indicação partidária.

"A senadora Clinton e o senador Obama se reuniram nesta noite e tiveram uma discussão produtiva sobre o importante trabalho que precisa ser feito para obter sucesso em novembro", afirma um comunicado conjunto divulgado pelas duas campanhas.
O porta-voz da campanha de Obama, Robert Gibbs, disse a jornalistas em um vôo para Chicago que o senador por Illinois se reuniu com Hillary, mas ele recusou-se a divulgar o local do encontro ou o que foi discutido.

Enquanto Obama aproveitava seu primeiro evento como provável candidato democrata, correligionários de Hillary o pressionavam a convidá-la para a vaga de vice em sua chapa para a disputa contra o republicano John McCain.
Mas Hillary procurou distanciar-se desse fato e afirmou que a decisão sobre o candidato a vice-presidente depende apenas de Obama.

Críticos de Hillary a têm acusado de tentar forçar sua entrada na chapa de Obama como candidata a vice. Um assessor da senadora por Nova York divulgou comunicado buscando afastar essas agressões.

"A senadora Clinton deixou claro ao longo de todo esse processo que fará o que puder para eleger um democrata para a Casa Branca. Ela não está buscando a vice-presidência, e ninguém fala por ela, exceto ela própria", disse o porta-voz Phil Singer. "A escolha é do senador Obama e somente dele."

Aqueles que apóiam uma chapa Obama-Hillary acreditam que essa será a melhor maneira de unir o Partido Democrata após uma dura batalha pela indicação partidária.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License