sábado, 14 de junho de 2008

Soberanas no horário nobre, novelas ainda mandam e desmandam na TV brasileira

Por Cristina Possamai
Crônica Popular

A partir das nove horas da noite não há “Cristo” que possa assistir televisão no Brasil, sem cair ao menos em algum instante no programa mais tradicional e famoso dessas bandas: as benditas novelas!
Passando da ficção cientifica da Record, desviando das chatas e manjadas tramas globais, parando nos melosos pastelões mexicanos do SBT e cruzando com algo inédito e sem sentido nenhum da Band, temos todo o horário nobre nacional.
Quando a programação já repetitiva do Projac começou a dar derrapadas feias no Ibope, o SBT até se aventurou e produziu alguma coisa mínima em seus próprios celeiros. Entretanto, foi a Record que arriscou, inovou e ganhou no campo minado das telenovelas.
Os seriados americanos “Heroes” e “X-Men” foram as principais fontes de “Caminhos do Coração”. A história maluca de mutação do DNA humano, gerando dezenas de pessoas com super e loucos poderes. Tamanha a explosão que dia sim, dia não, a Record chegou a desbancar o draminha escrito por Aguinaldo Silva, Duas Caras.
Nesse primeiro semestre de 2008, o cardápio do telespectador ofereceu dezenas de opções, o que raramente acontece. “Lalola” do SBT, onde um feitiço faz com que um conquistador vire mulher, arrastou alguns milhares de curiosos, porém, não teve cacife para competir com a Globo ou a Record. Amargando, geralmente, o terceiro lugar.
Enterrando, o “Deus nos acuda” que é a imitação de telenovela “Água na Boca”, da Band, a verdadeira disputa pela audiência brasileira ficou entre em “Duas Caras”, Globo, e “Caminhos do Coração”, Record.
No momento, a vitória parece estar nas mãos da emissora de Edir Macedo. Com o sucesso evidente da saga dos mutantes, o canal resolveu investir ainda mais. A seqüência, “Os Mutantes, Caminhos do Coração”, estreou um dia depois de ir ao ar o último capítulo de “Caminhos do Coração”.
Enquanto isso, a Globo corre atrás do prejuízo e dos espectadores perdidos, colocando no ar “A Favorita”, com enredo policial e misterioso. Totalmente o contrário do já manjado dramalhão que foi “Duas Caras”.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License