sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Zenit derrota Manchester United e é campeão da Supercopa da UEFA

Por Antonio Colossi e Uefa.com

CRÔNICA POPULAR

O FC Zenit St. Petersburg sagrou-se a primeira equipa russa a vencer a SuperCopa Européia, ao bater o Manchester United FC, por 2-1, em Mônaco. O segundo gol do Zenit contou com a assinatura do português Danny, numa excelente jogada individual.
Sem poder contar com o português Cristiano Ronaldo, ainda lesionado, o United escalou Nani no time titular, enquanto Danny jogou de início pelos russos do Zenit, depois de ter sido recentemente contratado ao FC Dynamo Moscou. A primeira oportunidade de gol do encontro pertenceu mesmo ao Zenit, aos sete minutos, após lançamento de Danny. Aleksandr Anyukov cruzou da direita, para o coração da área, mas Pavel Pogrebnyak, em excelente posição, atirou por cima. Aos 17 minutos, o atacante português do Zenit voltou a estar em evidência.
Danny progrediu pelo lado direito, cruzou para a área, mas Rio Ferdinand afastou o perigo, numa fase em que os comandados de Dick Advocaat estavam francamente melhor. Aos 23 minutos, foi a vez de Alejandro Dominguez levar muito perigo para as redes inglesas, após a marcação de uma falta. A bola passou muito perto do gol.
Os “red devils”, com um ritmo mais pausado, sentiam muitas dificuldades para ultrapassar a defensiva russa, mas aos 34 minutos, desperdiçaram uma boa ocasião para inaugurar o marcador. Carlos Tévez avançou decidido pelo lado direito, cruzou atrasado mas Wayne Rooney não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance, atrapalhando-se com a bola. Contudo, dois minutos depois, o Zenit esteve novamente perto do gol, após falta de Dominguez. Ivica Križanac, no segundo pau, chutou forte, mas Edwin van der Sar defendeu.
Aos 41 minutos, Pogrebnyak esteve na origem de mais um lance de perigoo para os comandados de Alex Ferguson. O atacante ganhou posição no lado esquerdo, cruzou na segunda trave e Danny cabeceou por cima, apesar de a jogada ter sido interrompida por falta do atleta português. Depois de muito ameaçar, o Zenit chegou ao primeiro gol aos 44 minutos, após a marcação de um escanteio. Igor Denisov desviou no primeiro poste e Pogrebnyak, de cabeça, confirmou o gol inaugural da partida, para alegria dos torcedores russos presentes no Stade Louis II.
O segundo tempo começou a todo o gás, com os campeões europeus partindo em busca do gol do empate. Aos seis minutos, Rooney tentou a sua sorte com um chute na entrada da área, mas o tiro do atacante inglês saiu para fora. Embora se encontrarem em vantagem, os russos não se limitaram a defender o resultado e Anatoliy Tymoshchuk esteve perto de ampliar a vantagem da sua equipe, aos 54 minutos, com um chute de longe. Van der Sar, com uma defesa em dois tempos, evitou males maiores para as suas redes.
O melhor momento do jogo estava reservado para os 13 minutos, quando Danny ampliou a vantagem dos russos. O atacante português, em excelente forma, arrancou em direção ao gol, evitou os zagueiros adversários e atirou para fazer o segundo gol do Zenit. Aos 18 minutos, John O'Shea esteve perto de descontar, com um chute perigoso. Até final, o Manchester ainda tentou chegar ao gol, algo que acabou acontecendo aos 26 minutos, após a marcação de um escanteio. Tévez recebeu a bola na segunda trave e passou Nemanja Vidić, que arrematou de primeira.
O conjunto inglês tentou de tudo para almejar o empate, mas o Zenit conseguiu defender a importante vantagem, conquistando o troféu da SuperCopa Européia pela primeira vez na sua história. Vale ressaltar ainda a expulsão de Paul Scholes nos momentos finais, depois de o meio campo ter recebido o segundo cartão amarelo, ao colocar a mão na bola para fazer um gol irregular para o Manchester United.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License