quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brasil comemora hoje, o dia do agricultor

Do Agrolink

Há 50 anos, o Brasil comemora em 28 de julho o Dia do Agricultor. Neste ano de eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, o Agrolink propôs uma discussão a respeito das principais demandas do setor e das expectativas para o próximo mandato.


Um documento elaborado pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) e o Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) definiu como prioritários os seguintes temas: garantia de renda ao produtor; infraestrutura e logística; comércio exterior; pesquisa, desenvolvimento e inovação; defesa agropecuária e institucionalidade.


Para saber a opinião dos produtores rurais, o Agrolink elaborou uma enquete, que teve a participação espontânea de mais de 400 internautas. Para 59,86% das pessoas que responderam à pesquisa, a garantia de renda deve ser prioritária na política agrícola do próximo governo. Infraestrutura e logística recebeu 26,53% dos votos; defesa agropecuária e institucionalidade ficou em terceira posição, com 6,12%, seguida de pesquisa, desenvolvimento e inovação (5,67%) e comércio exterior (1,81%).


De acordo com o Diretor Financeiro do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), Jorge Rodrigues, o resultado da enquete reflete a realidade dos ruralistas. Segundo Rodrigues, a garantia de renda e de comercialização são as principais demandas da entidade para o próximo governo. “Temos que ter uma resposta definitiva para estas duas questões fundamentais”, afirmou.


Para Rodrigues, a garantia de renda passa pela necessidade de um seguro efetivo, que garanta ao produtor sobrevivência e manutenção de sua atividade no momento em que ele seja impedido de trabalhar por alguma razão, como no caso de danos climáticos. Da mesma forma, ele defende uma garantia mínima de comercialização a fim de que o ruralista possa dar continuidade a sua produção, com perspectiva de crescimento.


“Ainda não temos uma política agrícola definida, que garanta renda ao setor”, afirma Rodrigues. “Apesar de carregar um passivo decorrente da ausência dessa política, o produtor rural tem cumprido a sua obrigação de fornecer alimentos, independe da situação climática e do momento econômico. Por isso, conversamos com o governo com a franqueza e a tranqüilidade de quem cumpre sua função”, conclui.


1 Comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Parabéns a todos os agricultores pelo seu dia!

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License