segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em entrevista a jornal britânico, Fernando Henrique admite vitória de Dilma

Do R7

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, admitiu que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deve ganhar a eleição presidencial, derrotando o tucano José Serra.

Durante almoço com o corresponde do jornal no Brasil, há cerca de três semanas, Fernando Henrique disse que a eleição de Dilma “impedirá o Brasil de se desenvolver mais rápido”. Entretanto, diz ele, o Brasil não andará para trás, pois a “sociedade é forte demais para isso”.

Na entrevista, publicada nesta sexta-feira (24), Fernando Henrique fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que ele “anestesiou” o Brasil. “Nós esquecemos que Brasil tem que continuar avançando”, disse o ex-presidente, referindo-se, principalmente, à necessidade de novas reformas, incluindo o setor de impostos. Quando questionado, entretanto, sobre o que ele acha que a “história fará de Lula”, FHC disse que o atual presidente deixará uma boa lembrança.

- Eu acho que ele será lembrado por crescimento e continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social.

Sobre a sua própria importância, FHC provoca.

- Eu fiz as reformas. Lula surfou na onda.

Integrante da campanha de Serra, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que discorda da avaliação o ex-presidente de que Dilma ganhará a eleição. De acordo com a senadora, o cenário mudou desde que a declaração foi dada. Segundo ela, o tucano cresceu na última semana.

- Não penso como ele [Fernando Henrique]. Estou nas ruas o dia todo, conversando com gente do país inteiro e o que eu penso é que nessa última semana nós demos uma reviravolta e eu sinto a diferença de tratamento do Serra antes dessa semana e agora. Talvez se você tivesse feito essa pergunta [se concorda com o ex-presidente] uma semana atrás eu poderia ficar em dúvida, mas agora não.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que não considera que a eleição presidencial já esteja ganha por Dilma. Questionado pelo R7 para que comentasse a declaração de Fernando Henrique, Dutra disse que a campanha petista está “confiante”, mas que não acha que já ganhou.

- Eu acho que talvez o Fernando Henrique esteja mais pessimista do que nós estamos otimistas. Estamos confiantes, mas não achamos que já ganhamos, não. Se ele acha que já perdeu não me cabe admoestá-lo [censurá-lo].

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License