sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quitar dívida e poupar devem ser prioridades para o 13º salário

Por Cristina Possamai

Crônica Popular

O dinheiro a mais proporcionado pelo 13º salário faz com que muita gente destine a quantia muito antes de seu recebimento. Contudo, a população deve permanecer alerta e consciente da utilização correta do dinheiro para não enfrentar problemas financeiros logo no inicio do ano novo.

O economista Tiago Fabris recomenda que antes de gastar, a atual situação financeira precisa ser analisada. “A primeira coisa a ser avaliada é a taxa de juros para quitar dívida, ainda mais no cartão. Economizar também é aconselhado, mas, inicialmente, as contas devem ser colocadas em dia, principalmente, no começo do ano, quando vários impostos são cobrados”, explica.

Mensalmente, Fabris aponta que entre 10 a 30% do ganho salarial, independentemente da quantia, deve ser poupado para evitar sobressaltos e garantir uma boa reserva. A poupança com rendimento de 0,55% por mês e 6,5% ao ano ainda é o investimento mais seguro.

Para quem deseja maior rentabilidade, aplicar na Bolsa de Valores pode ser a alternativa para retorno a médio e longo prazo. Mas, o mercado de ações exige mais conhecimento do cidadão. “A Bolsa de Valores exige muito mais preparo por ser uma renda variável e arriscada. O interessado deve procurar se informar muito bem antes de adquirir ações”, avalia Fabris.

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



Contador de Acessos

Contador de visitas
 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License