Por Cristina Possamai
Crônica Popular & PortalContato
O filme A Antropóloga, do diretor catarinense Zeca Nunes Pires, é o segundo mais votado por internautas em uma pesquisa do portal BOL sobre os filmes que disputam uma vaga no Oscar 2012.
O longa, vencedor do Edital Cinemateca Catarinense da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2002, é um dos 15 que estão no páreo para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Estrangeiro da 84ª edição da premiação internacional.
Na votação, o filme catarinense só fica atrás de Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha. Até sexta-feira, 16, Tropa de Elite 2 tinha 38,3% da preferência do público, enquanto que A Antropóloga foi escolhido por 36,7% dos internautas. O terceiro colocado, Vips - Histórias Reais de um Mentiroso, aparecia com 6,2% dos votos.
O anúncio do possível representante brasileiro no Oscar será feito às 10h desta terça-feira, 20, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Apesar de ficar satisfeita pelo crescimento do cinema catarinense, ainda acredito que a votação on-line reflita a melhor opção para o cinema brasileiro. Tropa de Elite 2 é uma mega-produção para os padrões nacionais e de extrema qualidade. Espero que não haja surpresas negativas ou opções descabidas como a escolha de Lula - O filho do Brasil no ano passado. O cinema do Brasil está ausente da premiação desde 2004, quando concorreu à quatro estatuetas com Cidade de Deus.
Sobre o filme
A Antropóloga conta a história de Malu (Larissa Bracher) que vai à Costa da Lagoa, em Florianópolis, para realizar sua pesquisa de doutorado em etnobotânica. Lá, ela conhece dona Ritinha (Sandra Ouriques), que a inicias na cultura mística dos descendentes de açorianos que vivem na comunidade.
Confira o trailer oficial de A Antropóloga
0 comentários: