Do IG
URUGUAI
O sonho da Celeste quase terminou na primeira fase das Eliminatórias. Mas a seleção uruguaia sobreviveu graças a um gol aos 47 minutos do segundo diante do Equador, vitória que a colocou na repescagem.
Diante da Costa Rica, tudo parecia simples. Afinal, o uruguai venceu o primeiro jogo por 1 a 0, fora de casa. Mas não foi bem assim. Em Montevidéu, a equipe sul-americana teve que catimbar, bater, suar, correr... Bem ao seu estilo. O gol de "El Loco" Abreu abriu caminho para a vitória, mas a Costa Rica empatou. E tome sufoco. Até o fial. Mas deu Uruguai.
ARGÉLIA
A tensão marcou o confronto entre Argélia e Egito por uma vaga na Copa do Mundo. Às vésperas do último jogo da fase regulamentar das Eliminatórias, o ônibus da seleção argelina foi apedrejado por torcedores egípcios. Em resposta, empresas egípcias foram alvo de vandalismo na Argélia.
Com a vitória do Egito por 2 a 0 naquela partida, as duas seleções terminaram empatadas em todos os critérios, forçando um jogo-desempate. Aí, deu Argélia. A classificação para a Copa do Mundo, nesta quarta-feira, veio com vitória por 1 a 0 e um um lindo gol de Yahia, em chute cruzado no ângulo do gol de El Hadary.
GRÉCIA
O empate por 0 a 0 em Atenas, que parecia selar o destino da Grécia, acabou sendo ruim para a Ucrânia, que não conseguiu marcar gols no campo adversário. Isso ficou provado ainda no primeiro tempo do jogo de volta, nesta quarta-feira. A seleção grega abriu o placar, com Salpingidis, e passou a jogar pelo empate, já que marcou um gol na casa do adversário.
Com Shevchenko apagado e sem o apoio da torcida de Donetsk, que sequer conseguiu ocupar todos os lugares das arquibancadas, a Ucrânia não teve forças para reagir na etapa final. Acabou eliminada dentro de casa e perdeu a chance de disputar sua segunda Copa do Mundo. Quem vai para seu segundo Mundial é a Grécia.
ESLOVÊNIA
A Eslovênia tem a pior posição no ranking da Fifa entre as oito seleções que chegaram à repescagem. E daí? A equipe, que na fase de grupos tinha eliminado a República Tcheca, não se amedrontou diante da Rússia, sensação da última Eurocopa, e foi buscar a vaga.
No jogo de ida da repescagem, em Moscou, a derrota por 2 a 1 ficou de bom tamanho para os visitantes. Jogando em casa na partida decisiva, a Eslovênia saiu na frente com um gol de Dedic, aos 44 minutos do primeiro tempo. Dali em diante, foi só se defender até o apito final. O jovem país, cuja independência da Iugoslávia foi reconhecida somente em 1992, já vai para sua segunda Copa do Mundo.
PORTUGAL
No início das Eliminatórias, a sensação era de que Portugal ficaria fora da Copa do Mundo. Para se ter uma ideia, conquistou somente uma vitória nos primeiros cinco jogos. A equipe não se acertou em momento algum, mas somou pontos importantes na reta final, superou a Suécia por um pontinho e garantiu vaga suada na repescagem.
Portugal voltou a jogar mal na primeira partida da repescagem, mas venceu em casa por 1 a 0. Tudo igualzinho ao que aconteceu na fase de grupo. No jogo de volta, o importante era marcar um gol contra a Bósnia. Raul Meireles cumpriu a missão. E a seleção portuguesa vai disputar sua terceira Copa seguida.
FRANÇA
Entre os quatro duelos da repescagem, apenas o da França foi para a prorrogação. Isso mostra o quanto os "Azuis" sofreram para garantir a classificação. Sofrimento que começou na fase de grupos, com a ameaça de não chegar sequer ao mata-mata decisivo. Mas, no final, a França ultrapassou a Áustria e por pouco não superou também a líder Bósnia. Acabou em segundo. Foi para a repescagem.
No jogo de ida do mata-mata, a vitória sobre a Irlanda fora de casa deu a impressão de que a vaga viria com facilidade. Mas a França não jogou nada na partida decisiva, levou gol no primeiro tempo e só empatou com uma ajudinha da arbitragem, que ignorou toque de mão de Henry no lance do gol, já na prorrogação. No final, com ou sem justiça, o fato é que os franceses vão à África do Sul. E os irlandeses vão reclamar por muito tempo.
0 comentários: